Alguém já ouviu falar de um mamífero que bota ovo??
Pois é, ele existe, é um animal muito diferente e interessante. Ele é o ornitorrinco, e sobre ele que iremos aprender agora.
O ornitorrinco possui o nome científico de Ornithorhynchus anatinus, é um mamífero semiaquático. Ele e as equidnas, formam o grupo dos monotremados, os únicos mamíferos ovíparos existentes.
O ornitorrinco possui hábito crepuscular e/ou noturno. Preferencialmente carnívoro, sua dieta baseia-se em crustáceos de água doce, insetos e vermes. Possui diversas adaptações para a vida em rios e lagoas, entre elas as membranas interdigitais, mais proeminentes nas patas dianteiras.
A fêmea põe cerca de dois ovos, que incuba por aproximadamente dez dias num ninho que ela mesma constrói. A fêmea não possui mamas, e o leite escorre pelo ventre e é diretamente lambido dos poros e sulcos abdominais. Os machos têm esporões venenosos nas patas, que são utilizados principalmente para defesa territorial e contra predadores. Possui uma cauda parecida com a de um castor. Tanto o peso quanto o comprimento variam entre os sexos, sendo o macho maior que a fêmea.
Quando não estão mergulhando em busca de alimento, descansam em buracos feitos nas margens dos rios e lagos, sempre camuflados com vegetação aquática. Há dois tipos de tocas, uma serve como abrigo para ambos os sexos e é construída pelo macho na época de acasalamento; a outra, geralmente mais profunda e elaborada, é construída pela fêmea e serve como ninho para a incubação dos ovos e cuidados pós-natais.
É um excelente mergulhador e gasta boa parte do dia procurando por comida sob a água. Ao nadar, impulsiona-se alternando remadas com as duas patas dianteiras; embora todas as quatro patas do ornitorrinco tenham membranas, as traseiras (mantidas contra o corpo) não auxiliam na propulsão, mas são usadas para manobrar em combinação com a cauda. Os mergulhos normalmente duram cerca de trinta segundos mas podem durar mais, não excedendo o limite aeróbico de quarenta segundos.